terça-feira, 29 de agosto de 2017

Calígula, Louco ou Cruel?




Quem foi Calígula? É publicamente sabido que Calígula é o ícone da sociopatia no mundo. Porém, sempre me perguntei se Calígula era só louco, ou só mal, ou louco e mal. Enfim, depois de minhas explanações vocês tirem suas próprias conclusões.

Calígula tornou-se imperador Romano aos 24 anos. Ficou no poder por quase 4 anos até ser assassinado. Nesse curto período ele cometeu atrocidades, atos de crueldade que o colocaram na história como um louco.

Calígula, aos olhos da psiquiatria, era totalmente perturbado. Seus atos vão desde comportamento que incluía assassinatos, matar sem remorso e ultrapassar todo limite moral diante dele.
Primeiramente vamos analisar seu comportamento e algumas características de sua personalidade, como:

Seu Narcisismo.
Seu comportamento era chocante, dava banquetes magníficos e mandava decapitar criminosos durante esses jantares. Enquanto seus hospedes se embebedavam, ele estuprava suas esposas, (sério, eu não estou exagerando...).
Romanos importantes eram açoitados e executados, isso servia como espetáculo público e, sobretudo como aviso. As histórias de horror são tão absurdas que é difícil acreditar, logo, podemos confiar no registro histórico??


Todas as informações que sabemos a respeito de Calígula vêm de basicamente duas fontes, Filo, que foi um contemporâneo e Suetônio.
Foi Suetônio que relata a maioria das barbaridades que ele diz ter acontecido no reinado bizarro de Calígula, ele escreveu 70 anos depois, isso é como alguém hoje escrever sobre a Segunda Guerra, só que com infinitamente menos evidências.




Mas, continuando em nossa análise, Calígula nasceu em 12 dC, e recebeu o nome de Gaius Germanicus Augustus.  Gaius era filho de Germânico, herói militar do momento, que na época tinha o mesmo moral que Alexandre O Grande. O menino Gaius foi criado praticamente no exército, em fortes do exército Romano. Quando pequeno era como o mascote do exército, pois andava em um uniforme militar infantil feito por sua mãe. Os soldados o adoravam afinal quem não gostaria ou acharia graça de uma criancinha fofa vestido como um mini-legionário romano? E dai que surgiu seu nome, Calígula queria dizer “botas pequenas”, fazendo menção às pequenas sandálias de legionário que ele usava.

Quando o pequeno Calígula estalava os dedos os soldados vinham correndo, e, pensemos o que isso acabou fazendo na cabeça daquela criança? Seu pai era um herói militar, havia sido mimado a vida toda, e, basicamente nunca estava errado.
Logo, não era somente uma criança crescendo em meio a adultos, mas sim um garoto no qual todos se dobravam, ao seu redor as pessoas diziam que ele não cometia erros. Nenhuma regra moral lhe foi ensinada, ele não era uma criança, era como um mini general.

Obviamente não foi um início muito bacana, e as coisas ficaram piores...

O Império Romano na época era governado por Tibério, um tirano cruel e depravado. Era uma versão antiga de Stalin, com uma policia secreta que mantinha arquivos de todos que poderiam ser uma ameaça real, ou imaginária. Tibério possuía um dossiê do pai de Calígula, Germânico, e esse por sua vez continham vários documentos, cabe lembrar que Germânico era um herói militar, o que realmente era considerado pelos romanos da época. Ao passo que Tibério era um velho tirano otário, extremamente pouco popular. Germânico era o próximo na sucessão, já que Tibério não tinha filhos legítimos, somente um neto descendente de um bastardo com uma de suas prostitutas. Tibério era tão paranoico que suspeitava profundamente de Germânico, e esse por sua vez, cagava um quilo para a existência de Tibério.

Quando Calígula tinha apenas 7 anos, seu pai, Germânico teve uma doença misteriosa, e.... morreu. Boatos disseram que Tibério o havia envenenado, porém, não houve provas.
A morte do pai teve um impacto tremendo sobre Calígula. Nos 12 anos seguintes viveu isolado com a avó. Ninguém sabe ao certo o que ocorreu nesse período, até que Tibério o convocou até a ilha de Capri, hoje um local turístico, mas na época um lugar bizarríssimo. A ilha fica a 200Km ao sul de Roma, no mediterrâneo, e servia para proteger Tibério de ataques.

Exatamente como nos filmes de James Bond, o palácio de Tibério ficava na parte mais alta e inacessível da ilha. Calígula foi sem ter ideia do porque havia sido convocado, mas, o que aconteceu lá mudou sua vida para sempre.




Calígula deve ter subido as colinas de Capri com seu coração subindo a boca, pois sabia que Tibério dominava praticamente todo o mundo conhecido. Era pública a fama de matar quem ele considerasse um usurpador em seu império, e nesse momento ele supostamente já havia assassinado dois irmãos, a mãe e o próprio pai de Calígula.

Como um vilão de 007, Tibério gostava de mortes criativas. Em uma das colinas de Capri, existe um lugar que era chamado de “Salto de Tibério”, um penhasco de 300m acima do nível do mar, e era de lá que os condenados por ele ou simplesmente pessoas na qual não gostava saltavam seguindo suas ordens Diziam às histórias que se caso sobrevivessem (o que era quase impossível) lá em baixo soltados ficavam em botes a remo, e se chegassem à superfície ainda vivos, seus crânios eram esmagados com os remos.

Calígula teve de testemunhar tudo isso no período que esteve lá, não só isso, como também orgias, estupros, pedofilia, tortura, tudo que um psicopata com poderes de um Deus poderia proporcionar, assim era Tibério...
Em Capri Calígula aprendeu que a vida não tinha valor, que o propósito de uma vida era a busca incessante por puro prazer, e aprendeu a associar puro prazer com violência.

Não quero aqui dizer que Calígula era um coitadinho exposto a crueldades e por isso se tornou cruel, e sim que, numa cabecinha que já não era lá aquelas coisas, se tornou pior. Ao invés de execrar a conduta de Tibério, Calígula passou a admirá-lo, ele queria ser Tibério, o que por si só já era algo absurdo.

Como alguém admira uma pessoa que lhe mantém em cárcere em uma ilha, lhe faz assistir coisas horríveis e você ainda o culpa de ter matado toda a sua família? Pois é, Calígula ainda sentiu admiração por esse cara.

Ele queria o poder que Tibério, tinha poder total e absoluto. Segundo Suetônio assim que Tibério morreu assassinado por Calígula. O que por sua vez não existem provas, porém, o único que se beneficiou com a morte do velho depravado foi Calígula. Enfim, o governo de Roma passou para as mãos de Calígula e para Gêmelo, que era neto bastardo de Tibério (aquele que falei que era descendente de um filho com uma prostituta), porém Gêmelo só tinha 18 anos, e era jovem demais para o poder.
















O Ano já era 37dC, Calígula tinha apenas 24 anos e dominava o mundo, sim O MUNDO, pois, traduzindo isso em números, Roma dominava na época um território de 5 milhões de km quadrados em torno do mar mediterrâneo, uma área hoje ocupada por 47 países, sua população total era estimada em aproximadamente 55 milhões, o que significa que 1 em cada 4 pessoas na terra vivia sob domínio Romano..

A primeira coisa que Calígula fez foi aproveitar a euforia da galera romana que, cansada das barbaridades de Tibério tinha esperança total em Calígula. Assim que chegou a Roma, queimou todos os arquivos que Tibério mantinha sobre os cidadãos romanos, e podem apostar, o povão curtiu a ideia porque era como se os arquivos da KGB fossem destruídos. Isso sinalizava um novo começo para Roma, mal sabiam eles que Calígula foi esperto e havia mandado fazer um Backup dos arquivos com todos os dados que continham.

Calígula não parou por aí, Roma era dividida em dois grupos, a “Classe Governante”, que eram pessoas educadas, muito ricas formavam um grupo, o outro era formado pela plebe, a galera pobre e analfabeta, que era a grande maioria em Roma. Calígula logo viu que esses precisavam ficar felizes com ele, e como ele fez isso??? Deu dinheiro! Isso mesmo, e não foi pouco dinheiro não, algo em torno de 2.7 bilhões de moedas de bronze. Fazia isso em locais como a Basílica Julia, subia na parte mais alta da basílica e, ao estilo bem Silvio Santos, jogava moedas para a galera pobreta lá em baixo, ansiosa para pegá-las.

Por 8 meses, Calígula foi amado, tudo foi lindo e legal. Ai, do nada, o Calígula do “Quem quer dinheiro?” virou um monstro cruel e sanguinário, virando um clone mal feito de Tibério, se virando contra o povo com uma orgia de violência.
Calígula tornou-se um abusador, todos que se voltavam contra ele eram torturados, espancados e mortos em arenas públicas. Nem o velho pedófilo do Tibério havia chegado tão longe em sua escrotidão.

O que fica em mente é... O que causou tamanha mudança na conduta de Calígula? As histórias antigas culpam uma doença mistériosa.  Com a medicina de hoje podemos conjecturar que, uma mudança abrupta de personalidade sugere algum dano cerebral? Os romanos por sua vez acreditavam que era uma punição dos deuses. Mas, vendo pelo ponto de vista médico, e, se analisarmos a vida que Calígula levou no primeiro ano como imperador, fazendo uso abusivo de álcool e sexo, podemos pensar em algumas causas. O Herpes, por exemplo, ela pode causar a Encefalite por Herpes, que causa danos cerebrais severos, ela ataca os lóbulos frontais, que está responsável pelas expressões emocionais e na capacidade de inibir impulsos, fazendo o portador ter picos de euforia extrema e de tristeza extrema.

Seu comportamento combina bem com a Encefalite por Herpes. Só que, tem um pequeno probleminha, hoje, com a medicina moderna, 75% dos pacientes portadores dessa doença morrem, há 2000 anos, as chances de sobrevivência de Calígula seriam ainda menores.


Se não foi então uma doença neurológica, o que pode ter causado a mudança de Calígula? Talvez o álcool?  Não! Ser um beberrão não te faz um psicopata, porém, pode haver um culpado exclusivamente romano, um adoçante usado no vinho romano chamado Defrutum.
O adoçante era confeccionado em uma panela revestida de chumbo, pois os romanos achavam que latão, o material comumente usado em panelas estragaria o sabor dos componentes do adoçante, uma vez que os romanos não conheciam os perigos do chumbo. Quanto de chumbo haveria no Defrutum??


Recentemente, foi feito em laboratório análises em vinhos feitos segundo a técnica usada pelos romanos, e, adicionado o Defrutum também seguindo a receita romana. Após análises em um espectrômetro de massa, a análise em comparação com os vinhos atuais, o vinho com adição de Defrutum apresentava 29.000 partes por bilhão de chumbo em sua composição. Sendo que os padrões aceitáveis hoje para serem comercializados são de menos de 200 partes por bilhão, sendo mais que isso é considerado tóxico. Logo, o vinho da época de Calígula tinha chumbo suficiente para causar envenenamento crônico, ai a pergunta: A intoxicação por chumbo poderia trazer essa alteração de personalidade em Calígula? SIM!? Porém, temos outro problema....



Calígula não era o único que bebia esse vinho lotado de chumbo, logo, mais gente ficaria sem noção como ele, porém, um relato histórico explica essa questão. Filo, o historiador contemporâneo de Calígula disse que, após assumir o poder, Calígula começou a beber de mais, até mesmo para os padrões romanos.



Então podemos dizer que, o chumbo que Calígula bebia adicionou sim mais uma camada a sua personalidade perturbada.

Assim, Calígula caiu doente, mesmo tendo seus momentos sem noção, toda Roma mostrou seu profundo compadecimento ao estado de Calígula. As pessoas iam às ruas, manifestavam seus votos pela saúde do imperador. Até um jovem chamado Publius Afranus ofereceu sua vida pela vida de Calígula. Esse por sua vez, quando recuperou a saúde, levou o pobre rapaz ate seu palácio, o vestiu como um animal de sacrifício, colocando guirlandas e flores nele e o lançou das muralhas da cidade.
Relatos que Calígula era louco não param de serem relatados, como quando ele foi invadir a Bretanha (atual Inglaterra) juntou uma legião, e, minutos antes de embarcar as tropas, virou para os soldados e os mandou pegar conchas, pois estava declarando guerra não a Bretanha, e sim a Netuno... Oi????...

E por fim, já com 29 anos, Calígula governava Roma a pouco mais de 3 anos. O início de seu fim, a meu ver tenha sido quando ele começou a desrespeitar a guarda pretoriana, que eram a guarda pessoal dele. Por vezes dormia com as mulheres dos guardas, e chegou até zombar de um deles por ter a voz afeminada, (a zueira para Calígula não tinha limites mesmo).

Em uma manhã fria de Janeiro de 41dC, ele foi aos jogos palatinos em Roma. Por volta da hora do almoço ele deixou os jogos e se encaminhou a uma passagem subterrânea chamada “Criptopórtico”, e se dirigiu para o palácio. Porém, nunca chegou lá com vida! Dois de seus guardas pessoais, aqueles dois mesmo, o que tinha a voz fina e o que a mulher dormiu com Calígula, seus nomes eram Cassiocara e Sabino, ambos esperavam Calígula nas sombras do Criptopórtico, e, deram seus golpes de espada. Calígula ficou no trono por 3 anos, 8 meses e 10 dias, tinha apenas 29 anos..

E ai? Era louco? Uma criança com problemas que teve uma criação conturbada? Ou tudo isso, mas extremamente cruel??? Tirem suas próprias conclusões...



2 comentários:

  1. Boa noite meu amigo dos mistérios, primeiramente eu queria agradecera e te homenagear por estar falando sobre essa figura,fico grato mesmo!😊
    E queria acrescentar uma outra hipotese, não seria a morte de sua amante e irmã Drusilla por uma doença misteriosa a causa de seu acesso de insanidade, segundo as fontes ela era o amor da vida dele, e foi justamente após sua morte que ele de esquisito se tornou um monstro imitador deformado de Tibério como você comenta em seu brilhante e astuto comentário, obrigado amigo e espero que tenha curtido minha outra hipotese😉👍

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo seu comentário Serpentino, curti sim, hipóteses sempre são válidas, bem vindo ao blog meu amigo, se quiser sugerir matérias que queira ver, fique a vontade ok

    ResponderExcluir